Thursday, January 10, 2013

Mahjong Hime and Wahjong

Mahjong is such an addictive games and no fellas I'm not talking about the matching tile shit game. I'm talking the actual mahjong that is sort of like an old Asian card game instead the cards are tiles. For anyone that doesn't know how to play I suggest you look it up cause it can be confusing if I tried to explain it and if you are interested in learning, please for the love of all thing don't learn the American way.

With that said its quiet hard at least for me to find a mahjong game, let alone finding one that is English. To save everyone the hassle I'm going to show you all 2 sites where you can get your
addiction on!


First off is Playpark's version called Mahjong Hime, now this has more of a girly feel to it and your avatars are all just girls. I found out about this game maybe a week ago and still not sure what everything does, since I just go on to play and nothing else. One of the game features that they boast about is that after each round you near medal and with medal you can buy new avatars and different voice to create your own "Dream girl". Now I checked the store and there's not much in there that you can buy using your medals. The website also has a short and quick tutorial on how to play mahjong, but it doesn't go into details much. The down side to anyone that is not around the Asian time zone, you might find it hard to get an actual game going since it would be night time for you and morning for them. If that's the case, the game has a nice feature where you can play by your lonesome, but hey that beats waiting for slow playing players if you happen to play with them. Oh one more thing the game is not compatible with mozilla...maybe. I've tried it on my mac that has firefox install and it wouldn't work, but it does work on safari.



The second site is Viwawa's Wahjong. The site isn't anything beautiful, but it does host a lot of Asian related games and card games that you might want to try your hands on after playing mahjong. The game is more casual looking and in my opinion has more player base, so its easier to start up a game. The game is basically the same, but in this one you all you have for game features is a simple leveling system and that's about it. Its just your simple mahjong game handed to you on a nice china dishes.

88 comments:

  1. Em relação ao conhecimento científico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequência correta.

    (V) O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.
    (F) O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico.
    (F) O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório.
    (V) A ciência pode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada.

    V, F, F, V.

    Para aquisição de um novo conhecimento,bem como aplicação de procedimentos e técnicas científicas,necessitamos de fazer uso de:

    Metodologia Científica

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  2. 1a Questão

    Uma empresa de pesquisa e consultoria pretende estudar as prioridades de consumo entre jovens da classe média que residem nas cidades do Fortaleza e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso, o tipo de pesquisa mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos é:
    Estudo de caso

    Pesquisa teórica

    Experimental

    Comparativo

    Documental


    2a Questão

    Em relação à abordagem, uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. A pesquisa quantitativa:


    É descritiva.

    Utiliza métodos comparativos.

    Trabalha com o método indutivo.

    Utiliza métodos qualitativos.

    Utiliza métodos estatísticos.

    3a Questão

    Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. CASO 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. CASO 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.


    O caso 1 mostra que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.

    O caso 1 mostra que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.

    O caso 1 mostra que o tema pode ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.

    O caso 1 mostra que o tema deve ser genérico; no caso 2, não observou que o tema deve ser viável.

    O caso 1 mostra que o tema não precisa ser delimitado no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser factível.

    4a Questão

    Do tema ao objeto de pesquisa, estabelecemos um recorte específico que orienta nossos passos na realização da pesquisa. Nesse sentido, transformamos:


    discurso em ação

    tema em assunto

    assunto em tema

    projeto em pré-projeto

    ação em discurso


    5a Questão

    As __________________, na investigação e na pesquisa, seriam consideradas matrizes explicativas do objeto em estudo, em sua maioria são produzidas por consulta direta ao autor original e estão no início do processo de produção de pesquisas científicas. Complete esta afirmativa com a opção correta:


    Fontes documentais

    Fontes Terciárias

    Fontes secundárias

    Fontes bibliográficas

    Fontes primárias

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  3. 6a Questão

    Fontes primárias e fontes secundárias possuem diferentes significações em termos conceituais e diferentes papéis numa pesquisa acadêmica. Dentre as opções abaixo, marque a que melhor condiz com essa perspectiva:


    Fontes primárias não são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como estruturas que debatem indiretamente essas fontes primárias.

    Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias não são elaboradas como textos científicos.

    Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias são elaboradas como estruturas aprimoradas

    Fontes primárias são fontes indicativas e fontes secundárias não são elaboradas como textos e sim como gráficos.

    Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias.



    7a Questão

    Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis, que podem ser observadas e manipuladas, enfim, verificadas na realidade ou em seu meio. Quanto ao conceito de variável, marque a opção correta.


    É uma propriedade que pode variar e, por conseguinte é suscetível de medição e observação.

    Denotam a preocupação em como fazer algo de maneira eficiente.

    Identificam no tema escolhido alguma dificuldade teórica ou prática.

    A delimitação do problema está relacionada com os meios disponíveis para investigação.

    São aqueles que indagam se algo é bom ou mau, desejável ou indesejável.



    8a Questão

    As hipóteses científicas, em geral, são as premissas dentro de uma determinada teoria, que podem ser validadas ou não com base em um método científico. Assinale suas principais características: I. Constituem proposições especulativas que se aceita de forma provisória como ponto de partida de uma investigação. II. A confirmação ou a negação de uma hipótese é determinada graças a raciocínios ou experiências com base em métodos científicos. III. Se uma hipótese é verdadeira, se transforma em fundamentação de uma teoria científica, se é refutada, se transforma em um contra-argumento.


    Apenas as alternativas I e III estão corretas

    Todas as alternativas estão incorretas

    Apenas as alternativas I e II estão corretas

    Todas as alternativas estão corretas

    Apenas as alternativas II e III estão corretas



    9a Questão

    Objetivos podem ser gerais e específicos. Os gerais indicam o que se pretende ao final da pesquisa. Os específicos indicam as etapas que levarão ao objetivo geral. Analise os objetivos abaixo e marque a opção correta:

    I-Levantar novas possibilidades terapêuticas para o tratamento da obesidade.
    II-Analisar as causas mais comuns que levam à obesidade.
    III-Explicar como o fator psicológico interfere na obesidade


    I e II são específicos e III é geral.

    I é geral e II e III são específicos.

    I e II são gerais e III é específico.


    I é específico e II e III são gerais.


    I e III são gerais e II é específico.




    10a Questão

    É impossível executar-se uma pesquisa de natureza acadêmica sem que se faça antes o projeto que consiste no planejamento das diversas etapas a serem seguidas e na definição da metodologia a ser empregada ao longo da pesquisa. Marque a opção em que um dos elementos Não é essencialmente necessário:


    procedimentos de coleta e análise de dados

    delimitação do tema

    justificativa do tema

    revisão de literatura

    previsão de custos

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  4. PROVA de Ética e Legislação Profissional

    Acerca da propriedade industrial, assinale a opção incorreta
    e) São registráveis o desenho industrial e as invenções.

    Entre as opções abaixo não são consideradas empregado pela CLT o trabalhador:
    e) Autônomo

    Podemos considerar trabalho noturno aquele.
    c) Cuja hora tem 52 minutos e 30 segundos

    O principio da dignidade humana é um dos fundamentos que encontramos quando analisamos o

    Art 1º da CF, e, entre os demais fundamentos encontramos
    c) Soberania e Cidadania

    O objeto do Estudo do Direito Constitucional é
    c) A constituição

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  5. MATEMATICA APLICADA UNIP EDS

    ===============CONTEÚDO 1 - B1 UNIDADE 1===========

    1 - Sejam os conjuntos A = {0, 1, 2} e B = {3, 4, 6} determine o seu produto cartesiano.

    R. (B) A x B = {(0, 3), (0, 4), (0, 6), (1, 3), (1, 4), (1, 6), (2, 3), (2, 4), (2, 6)}

    2 - Dados os conjuntos A = {1, 2, 3} e B = {4, 6, 8} seja R = {(x, y) ? A x B | y = 2x}, determine o conjunto domínio (D) e imagem (Im) da relação R.

    R. (D) D = {1, 2, 3} e Im = {4, 6}

    3 - Uma pessoa vai escolher um plano de saúde entre duas opções: A e B. O plano A cobra R$ 100,00 de inscrição e R$ 50,00 por consulta num certo período e

    o plano B cobra R$ 180,00 de inscrição e R$ 40,00 por consulta. O gasto total do plano é dado em função do número x de consultas, qual é a lei de formação para calcular o valor correspondente para cada Plano de Saúde?

    R. (A) A(x) = 100 + 50x e B(x) = 180 + 40x

    4 - Uma firma de serviços de fotocópias tem um custo fixo de R$ 800,00 por mês e um custo variável de R$ 0,04 por folha que reproduz. Expresse a função

    custo total (CT) em função do número x de páginas copiadas por mês. Se os consumidores pagam R$ 0,09 por folha, quantas folhas a firma tem que reproduzir para não ter prejuízo.

    R. (C) CT = 800 + 0,04x e x = 16000

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  6. Restauração e fluxo com preconceito extremo. Regras que não podem ser definidas em detalhes.
    Oitocentas mesas compridas que se levantam para abrir o CG de Moe Chara. E assim
    para aqueles que têm rodeado a mesa com pelo menos verdadeira, ela é cheia de não pode ser convencido.
    Além disso, há problemas do jogo para o lobby e, eventualmente, para o relacionamento de cobrança.
    Além disso, gerenciamento que não pretende melhorar o problema.
    Se apenas o Moe Chara Card Gacha está explodindo, parece que ele sobreviveu porque há um certo número de pessoas que continuam cobrando.
    5 avaliações de Momoiro Taisen PalonJulho de 2011 BY.
    pintor famoso, têm uso extensivo de voz ator bem conhecido
    para desfrutar Moe é perfeito para Kyarage
    desde então tem atraído visitantes de propósito Moe para definitivas
    iniciantes Mahjong são muitos, Dongfeng jogo que termina em um curto período de tempo,
    sem a pena de cartão tornou-se o mainstream para
    mahjong pode jogar casualmente como uma ferramenta para desfrutar de Moe.
    O Gacha é atualizado com mais frequência do que outros jogos, por isso
    não importa se você gosta de gacha ou moe
    Uma pontuação para Momoiro Taisen PailonJulho de 2011 BY.
    É tarde demais para atingir
    40 minutos na guerra de vento leste, do que você está
    cansado?
    4 avaliações de Momoiro Taisen PalonJulho de 2011 BY.
    Quem ama mahjong será pego.
    Conveniente porque 1 a 4 jogadores podem jogar!
    É quando um iniciante de mahjong desafia uma pessoa (é necessário algum conhecimento),
    porque não há dublador de minha escolha (eu pessoalmente;)

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  7. RESUMO DA NOTÍCIA
    Governador João Doria foi vaiado duas vezes em evento da PM paulista
    Bolsonaro recebeu muitos aplausos e pedidos de fotos
    Doria tem tentado se descolar da aliança com Bolsonaro sem se afastar do governo federal
    Ambos deve ser adversários na disputa pela Presidência em 2022

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  8. São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995

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    "Windows 95" pirata já está no Brasil

    Cópias ilegais do ``Windows 95", novo sistema operacional da Microsoft, já estão disponíveis no mercado brasileiro.
    Na semana passada, quando o programa foi lançado oficialmente em uma grande festa em Redmond (EUA), o produto já era oferecido por piratas no mundo inteiro.
    Na China, cópias eram vendidas pelo equivalente a US$ 2,50 -o preço do produto legal gira em torno de US$ 90, nos EUA.
    Na Holanda, uma pessoa, que se identificou como ``Pedro, o Pirata", anunciou ter 50 mil cópias ilegais para colocar no mercado.
    Os piratas entram, ilegalmente, na corrente mundial de vendas que cerca o ``Windows 95".
    O programa vem substituir as funções do DOS e do ``Windows" e ainda traz muitos recursos novos. Ele facilita a operação do computador e torna mais produtivo o uso da máquina.
    Para promovê-lo, a Microsoft está gastando uma quantia estimada em cerca de US$ 300 milhões. Em contrapartida, o programa deve render à empresa cerca de US$ 3,5 bilhões, nos próximos 12 meses.
    Aqui no Brasil, é vendido em português por cerca de R$ 125 para quem já tem DOS e ``Windows". A versão completa custa em torno de R$ 230.
    Na última sexta-feira, o ``Win95" pirata podia ser comprado em São Paulo, em inglês, por R$ 75 -o produto vinha em 25 disquetes (versão completa).
    Em português, em 13 disquetes, saía por R$ 52. Também em português, a versão completa era encontrada por R$ 84.
    Outra opção para quem quisesse arriscar a compra ilegal era um CD-ROM com 59 títulos.
    O ``Windows 95" também pode ser obtido de graça -e ilegalmente- por meio da rede de computadores Internet e em BBS -serviços eletrônicos de troca de mensagens. O recebimento do programa completo pode levar até dez horas.

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  9. São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2003

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    RETRATO DO BRASIL

    IBGE mostra que 59,9% dos alunos estão entre os 20% com maior renda; entre os mais pobres, só 3,4%

    Mais ricos dominam universidade pública
    ANTÔNIO GOIS
    DA SUCURSAL DO RIO

    Seis em cada dez estudantes de universidades públicas no Brasil pertencem à camada mais rica da população. É o que mostra um cruzamento feito pela primeira vez pelo IBGE na Síntese de Indicadores Sociais divulgada ontem.
    Segundo a pesquisa, 59,9% dos estudantes de instituições públicas de ensino superior têm renda familiar per capita que os coloca entre os 20% mais ricos da população. No outro extremo, a participação dos mais pobres nas universidades públicas é quase pífia. Os 20% mais pobres ocupam apenas 3,4% do total das vagas.
    Em 2001, uma pessoa em idade ativa que estava entre os 20% mais ricos da população recebia, em média, aproximadamente, R$ 1.875/mês. Entre os 20% mais pobres, a renda média era R$ 106,5.
    Mesmo em um corte maior, avaliando a participação dos 60% mais pobres da população, a pesquisa mostra que os brasileiros de menor renda continuam sub-representados nas universidades públicas (17,1% dos estudantes).
    A pesquisa não fez a mesma tabulação para as instituições privadas, onde estão 70% dos universitários brasileiros. Pesquisas anteriores, feitas com base na Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios) de 1999, porém, indicam que a elitização do ensino superior não é privilégio das instituições públicas.
    Em 1999, segundo uma tabulação feita pelo ex-presidente do IBGE Simon Schwartzman, a participação dos 20% mais ricos no ensino superior, sem distinção entre rede pública e privada, era de 70,7% do total. Os 20% mais pobres ocupavam apenas 0,9%.
    "Não há dúvida de que o ensino superior é elitista. É assim em todo lugar do mundo. O que pode ser interessante é verificar se é verdade que o perfil socioeconômico dos estudantes do setor público é semelhante ou diferente do perfil dos alunos do setor privado", afirma Schwartzman.
    A tabulação feita por Schwartzman comparando o perfil de todos os estudantes universitários mostrou que a expansão desse nível de ensino na década de 90 não mudou o perfil elitista.
    Outros cruzamentos do IBGE mostram que o processo de elitização começa no ensino médio, mas é acentuado na passagem para a universidade. Entre 15 e 17 anos, época em se deveria cursar o ensino médio, quase um terço (29,2%) dos adolescentes que pertencem aos 20% mais pobres da população já não estão estudando mais. Entre os 20% mais ricos, essa porcentagem é de apenas 5,4%.
    A análise do perfil socioeconômico dos alunos da rede pública no ensino médio, porém, deixa claro que o filtro do vestibular torna o ensino ainda mais elitista.
    Os 20% mais pobres da população, que são 3,4% nas universidades públicas, representam 11,5% das vagas de ensino médio público, contra 16,6% de participação dos jovens que se estão entre os 20% mais ricos da população brasileira e que, no ensino superior público, ocupam 59,9% das vagas.
    A especialista em educação Dolores Kappel, que tabulou esses dados, chama atenção para o fato de no ensino médio público existir uma camada expressiva da população de maior renda: "Eles estão, provavelmente, matriculados em instituições federais, como escolas técnicas e colégios de aplicação das universidades públicas".

    Atraso escolar
    A pesquisa mostrou dados novos sobre o atraso escolar. A partir dos sete anos, a defasagem idade/ série aumenta gradualmente, sendo maior na rede pública. Ela é maior, no entanto, entre os estudantes entre 18 e 24 anos.
    Apenas 26,3% dos 7,8 milhões de jovens de 18 a 24 anos que estudam frequentam universidades. Entre eles, 25% ainda estão no ensino fundamental. Para Kappel, há uma leitura positiva possível: mostra interesse entre os que já entraram ou tentam entrar no mercado em recuperar o tempo na educação. Entre os mais novos, uma das explicações para a defasagem é o trabalho infantil.

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  10. ultimamente estou utilizando uma técnica que está me ajudando bastante a decorar pequenos textos, resumos, fórmulas etc.. eu anoto um pequeno resumo em um papelzinho (folha de sulfite dobrada) e coloco no bolso, escrevo em vários lados da folha dobrada. quando tenho uma oportunidade como a hora do almoço, ou estar parado num ponto de ônibus eu sempre tiro o papelzinho do bolso e leio as anotações, consegui decorar várias coisas em apenas 1 semana. nesse caso ajuda muito porque as anotações ficam sempre perto de você. pois quando não fica sempre bate aquela preguiça de ir ver, então fica a dica.

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  11. A ética serve para qualificar:

    a. As organizações (empresa ética).
    b. As pessoas (sujeito ético).
    c. Os comportamentos (conduta ética).
    d. Todas as alternativas acima estão corretas
    e. Nenhuma das alternativas está correta.

    Resposta Correta Alternativa D

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  12. momoiro taisen pairon BGM:

    http://www1.axfc.net/u/3700665 pass:pairon

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  13. Objetivos IPV6

    ➢ Aceitar bilhões de hosts;
    ➢ Redução da tabela de roteamento;
    ➢ Simplificação do cabeçalho do protocolo;
    ➢ Oferecer maior segurança.
    ➢ Criação mecanismos de controle de
    ➢ Permitir multicast;
    ➢ Permitir que máquinas móveis ;
    ➢ Permitir que máquinas se autoconfigurarem;
    ➢ Permitir que o protocolo evolua no futuro;
    ➢ Coexistência das duas versões do protocolo.

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  14. Objetivos IPV6

    ➢ Aceitar bilhões de hosts;
    ➢ Redução da tabela de roteamento;
    ➢ Simplificação do cabeçalho do protocolo;
    ➢ Oferecer maior segurança.
    ➢ Permitir multicast;
    ➢ Permitir que máquinas se autoconfigurarem;
    ➢ Permitir que o protocolo evolua no futuro;
    ➢ Coexistência das duas versões do protocolo.

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  15. Brasil, o país dos juízes ostentação
    Magistrados que ganham acima do teto do funcionalismo são a regra no Brasil. E colaboram para que o País gaste R$ 110 bilhões por ano em burocracia jurídica
    Por Felippe Hermes e Alexandre Versignassi
    access_time16 ago 2017, 14h47chat_bubble_outlinemore_horiz



    (Aeya/iStock)

    Existem 2.300 faculdades de direito no mundo. Mais da metade (1.200) fica no Brasil. Não é à toa. O Poder Judiciário tem privilégios hipnotizantes. Como mostrou uma reportagem do Estadão nesta semana, um juiz do Mato Grosso recebeu um contracheque de R$ 503 mil no mês passado – lembrando que o teto do funcionalismo público é de 33,7 mil. A justificativa é que ele trabalhou como juiz de segunda instância entre 2004 e 2009 embolsando um salário menor, de juiz de primeira instância, e recebeu a diferença toda de uma vez só, tunada por “gratificações” e “indenizações” – palavras alienígenas a profissionais que não usam toga.

    Os R$ 503 mil, para você ter uma ideia, veem aparecem divididos assim no contracheque:

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    – R$ 300,2 mil a título de remuneração, “gratificação de atividade judiciária”, “vantagem pecuniária individual”, “adicionais de qualificação”, “gratificação de atividade externa”, “gratificação de atividade de segurança”.

    – R$ 137,5 mil a título de mais “indenizações”


    – R$ 40,3 mil de mais “vantagens individuais”

    – R$ 25,7 mil de mais “gratificações”

    O salário-base do juiz em questão, Mirko Vincenzo Giannotte, nem é o do teto do funcionalismo. Oficialmente, ele ganha R$ 28 mil. Mesmo assim não é isso que ele tira num mês normal. Em junho, seu salário foi de R$ 65,8 – é o milagre do multiplicação dos salários gratificados e indenizados.

    Gianotte não é uma exceção na magistratura brasileira. Ele é a regra. Os rendimentos dos juízes brasileiros furam com frequência o teto do funcionalismo. Os 16,2 mil magistrados em atividade no Brasil ganham R$ 46 mil mensais em mensais, graças ao corredor polonês de bonificações que a Lei lhes garante. Ou seja: ilegais esses vencimentos não são. São “só” imorais.

    Por conta dessas distorções, gastamos por aqui 1,3% do PIB com o Judiciário. Isso dá quatro vezes o gasto da Alemanha (0,32%), oito vezes o do Chile (0,22%), dez vezes o da Argentina (0,13%).

    O rombo, porém, não para por aí. Deve-se somar a ele o custo do Ministério Público, que chega a 0,3%, além do gasto com as defensorias públicas. Ao final, o custo com Justiça no Brasil pode chegar a 1,8% do PIB. Em outras palavras: R$ 110 bilhões por ano, algo próximo ao orçamento do Ministério da Educação. Questão de prioridades.

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  16. Um aparelho de navegação por GPS é capaz de traçar uma rota entre a posição atual e o destino informado pelo usuário. Esta rota pode levar em consideração as condições de transito atuais obtidas da internet pela conexão com a rede celular que o próprio aparelho de GPS possui, o usuário pode solicitar que o aparelho exiba a previsão do tempo no destino, também obtida da internet. Por fim, o aparelho controla sua conexão com a internet de modo a economizar o consumo de bateria e de franquia de dados. Modele este aparelho com um diagrama de casos de uso.

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  17. Um aparelho reprodutor de discos BLU-RAY é capaz de reproduzir diversos tipos de mídias, como BLU-RAY video, BLU-RAY dados, DVD Vídeo, DVD Dados, CD áudio e CD dados. Modele este aparelho com um diagrama de casos de uso.

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  18. uma indústria produz por dia, "x" unidade de determinado produto, e pode vender tudo o que produzir a um preço de R$ 100,00 a unidade. Se "X" unidades são produzidas a cada dia, o custo total em reais da produção diária é igual a x²+20x+700. Portanto, para que a indústria tenha lucro diário de R$ 900,00 , qual deve ser o número de unidades produzidas e vendidas por dia?

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  19. Considere as afirmações a seguir:
    I Na internet, utiliza-se o protocolo TCP/IP para interligar milhões de computadores em um conglomerado de redes privativas.
    II As redes privativas são independentes e se conectam através de redes de acesso aos backbones de comunicação, ambos administrados por operadoras de telecomunicações.
    III No surgimento da rede internet foi adotado o sistema de comutação de pacotes e, posteriormente, o de comutação de circuitos.

    Pode-se dizer que:

    a. Apenas a afirmação I é correta.
    b. Apenas a afirmação II é correta.
    c. Apenas as afirmações I e II são corretas.
    d. Apenas as afirmações II e III são corretas.
    e. Apenas as afirmações I e III são corretas.

    Comentário: É o protocolo TCP/IP o responsável pela comunicação e interligação das redes na internet. Os provedores de telecomunicações são responsáveis por administrar as redes que distribuem para as redes privativas.
    No surgimento da internet, nos EUA, era utilizado o sistema de comutação de circuitos.

    Resposta C

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  20. Sob o ponto de vista da Estrutura, a Internet é composta de inúmeros roteadores que interligados formam a grande rede mundial de computadores. Podemos dizer que os roteadores são:

    Comutadores de Pacotes.

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  21. Pode-se negar em relação à topologia em anel:

    Amplamente utilizada uma vez que a técnica de spoofing garante uma rede livre de colisões.

    justificativa: spoofing é uma técnica utilizada por hackers para roubar dados de usuários da internet se passando por outra pessoa

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  22. 1- Qual o mapeamento de uma entidade comum do modelo conceitual para o modelo lógico?
    A) Também uma entidade no modelo lógico

    2- É correto afirmar que:
    A) Um atributo chave de uma entidade é considerado PK(Primary key) no modelo lógico

    3- A partir de um relacionamento N:M ou N:N do modelo conceitual, temos no modelo lógico
    B) Três entidades

    4- Qual o principal objetivo do dicionário de dados
    A) Fornecer uma descrição de todos os objetos do banco de dados

    5- Ao mapear entidades do modelo lógico para o modelo físico temos
    B) Tabelas

    6- Para mapear uma entidade do modelo lógico no modelo físico que instrução DDL (Data Definition Language) SQL, utilizamos?
    B) Create Table

    7- Podemos dizer que o modelo físico é totalmente independente de qualquer gerenciador de banco de dados comercial, como: SQL Sever, Oracle
    A) Não, já a partir do modelo lógico já temos um forte acoplamento com o SGBD escolhido

    8- Cite dois tipos de dados
    A) Numérico, Data

    9- Qual o objetivo do grupo de comandos DDL do SQL?
    A) Definir toda a estrutura do banco de dados

    10- Para mapearmos um relacionamento 1:N no do modelo conceitual para o lógico temos
    C) Atributo chave do lado 1 será exportado para o lado N

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  23. O que se entende por pesquisa experimental?
    É aquela que deve criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos

    O autor Whitaker Penteado (1997) apresenta um processo para ajudar o estudante no processo da escrita. Segundo ele, a escrita é dividada em três fases. Quais são Elas?
    Invenção, disposição e elocução

    O tipo de conhecimento que tem como principal característica basear-se em fatos (factual) lida com acontecimento e é real. Também sistematiza as observações em teorias criando hipóteses que podem ou não ser refutadas. Trata-se do conhecimento:
    d) Cientifico

    Quantos níveis de pesquisa existem?
    Três
    Exploratórias: Primeira aproximação de um tema, definir familiaridades e classificar o problema.
    Descritivas: Descrever o fato ou fenômeno.
    Explicativas: Criar a teoria aceitável a respeito do fenômeno.

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  24. A correspondência de um funcionário dirigida a uma autoridade solicitando o alinhamento das atividades é chamada de:
    Memorial

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  25. Ética e Legislaçao Profissional

    A ética de um indivíduo, grupo, organização ou comunidade seria a manifestação visível de:
    a.Comportamentos.
    b.Hábitos.
    c.Práticas e costumes.
    d.Um conjunto de princípios, normas.
    e.Todas as alternativas acima estão corretas.
    Resposta: E.

    A ética serve para qualificar:
    a. As organizações (empresa ética).
    b. As pessoas (sujeito ético).
    c. Os comportamentos (conduta ética).
    d.Todas as alternativas acima estão corretas.
    e.Nenhuma das alternativas acima estão corretas.
    Resposta: D.

    O comportamento moral baseia-se em:
    a.Costumes de determinada sociedade em determinado lugar, em um preciso tempo histórico.
    b.Uma reflexão.
    c.Decisão judicial.
    d.Lei do mais forte.
    e.Nenhuma das alternativas estão corretas.
    Resposta: A.

    O sistema de certificação usa a sigla:
    a.International Property Intelectual (IPI).
    b.International Organization for Standartization (ISO).
    c.International Organization Standart (IOS).
    d.International Organization Brazilian (IOB).
    e.International Organization Societion (IOS).
    Resposta: B.

    Pode-se dizer que Conceito de Estado é:
    a.A organização política sob a qual vive o homem moderno resultante de um povo vivendo sobre um território delimitado e governado por leis que se fundam num poder não sobrepujado por nenhum outro externamente e supremo internamente.
    b.A organização política sob a qual convivem as empresas resultantes de ações empresariais de sucesso que é governado por leis que se fundam num poder não sobrepujado por nenhum outro externamente e supremo internamente.
    c.A organização política sob a qual vive o homem moderno resultante de um povo vivendo sobre um território delimitado e governado por leis que se fundam num poder único acima do legislativo, executivo e judiciário.
    d.A organização política sob a qual vivem as instituições resultantes de um povo vivendo em território delimitado e governado por leis que se fundam num poder não sobrepujado por nenhum outro externamente e supremo internamente.
    e.A organização jurídica sob a qual vive o homem moderno resultante de um povo vivendo sobre um território delimitado e governado por leis que se fundam num poder não sobrepujado por nenhum outro externamente e supremo internamente.
    Resposta: A.

    São formas de responsabilidade social:
    a.Responsabilidade social empresarial (RSE).
    b.Responsabilidade social ambiental (RSA).
    c.Responsabilidade social corporativa (RSC),
    d.Todas as alternativas acima estão corretas.
    e.Nenhuma das alternativas acima estão corretas.
    Resposta: D.

    A Constituição da República Federativa do Brasil é a lei fundamental de organização do Estado, a:
    a.Definir direitos.
    b.Definir a justiça.
    c.Estruturar e delimitar os seus poderes políticos.
    d.Estruturar a justiça social.
    e.Estruturar o bem estar.
    Resposta: C.

    O conceito de justiça, ou seja, o conceito do indivíduo sobre o que ele considera justo ou injusto está diretamente ligado a:
    a.Aplicação da lei.
    b.Decisão judicial.
    c.Parecer do Ministério Público.
    d.Decisão do rabino.
    e.Suas convicções pessoais, íntimas.
    Resposta: E.

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  26. O que é a responsabilidade social?
    a.É a aplicação da lei pelo indivíduo.
    b.É a decisão do Estado
    c.Estruturar e delimitar os seus poderes políticos.
    c.Estruturar e delimitar os seus poderes políticos.
    d.Estruturar a justiça social.
    e.Estruturar o bem estar.
    Resposta: C.

    O conceito de justiça, ou seja, o conceito do indivíduo sobre o que ele considera justo ou
    injusto está diretamente ligado a:
    a.Aplicação da lei.
    b.Decisão judicial.
    c.Parecer do Ministério Público.
    d.Decisão do rabino.
    e.Suas convicções pessoais, íntimas.
    Resposta: E.

    O que é a responsabilidade social?
    Respostas:
    a.É a aplicação da lei pelo indivíduo.
    b.É a decisão do Estado para com o indivíduo.
    c.É o cumprimento da lei pelo Estado.
    d.É a conduta do homem em relação ao seu semelhante.
    e.É o processo instrutivo e dinâmico baseado na ciência do dever humano e na
    ética, envolvendo ações governamentais e não governamentais pelos direitos
    fundamentais para a vida, as relações sociais e o equilíbrio ambiental.
    Resposta: E.

    Porque a moral é unilateral e o Direito é bilateral?
    a.Porque a moral emana do próprio sujeito e o Direito assiste um ou mais
    indivíduos.
    b.Porque a moral emana da coletividade e o Direito do Estado.
    c.Porque a moral emana do valor e o Direito da Lei.
    d.Porque a moral emana da religião e o Direito da Justiça.
    e.Nenhuma das alternativas anteriores.
    Resposta: A

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  27. O raciocínio que vai do particular para o geral está associado:
    a. Ao racionalismo.
    b. Ao pragmatismo.
    c. Aos paradigmas propostos por Kuhn.
    d. Ao método indutivo.
    e. Ao método dedutivo.
    Alternativa: D

    A definição conjunto de etapas e processos a serem vencidos, ordenadamente, na investigação dos fatos ou na procura de uma verdade refere-se:
    a. Ao método dedutivo.
    b. Ao método indutivo.
    c. Ao método científico.
    d. Ao método filosófico.
    e. Ao método teológico.
    Alternativa: C

    A definição todo conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação refere-se:
    a.Ao conhecimento popular.
    b.Ao conhecimento filosófico
    c.À teoria.
    d.À empiria.
    e.À ciência.
    Alternativa: E

    Conhecer é uma relação que se estabelece entre:
    a. O homem e a máquina.
    b. O homem e a natureza.
    c. O sujeito que conhece e o objeto conhecido
    d. O sujeito que conhece e o objeto desconhecido.
    e. O sujeito conhecido e o objeto cognoscente.
    Feedback da
    resposta:
    Alternativa: C

    De acordo com Cervo e Bervian, o conhecimento filosófico se distingue do científico pelo objeto de investigação e pelo método. Podemos dizer que:
    a.O objeto das ciências é de ordem física e seu método é experimental, enquanto o objeto
    da filosofia é de ordem suprassensível e seu método é racional.
    b.O objeto das ciências é de ordem suprassensível e seu método é experimental, enquanto o
    objeto da filosofia é de ordem física e seu método é racional.
    c.O objeto das ciências é de ordem suprassensível e seu método é racional, enquanto o objeto
    da filosofia é de ordem física e seu método é experimental.
    d.O objeto das ciências é de ordem física e seu método é racional, enquanto o objeto da
    filosofia é de ordem suprassensível e seu método é experimental.
    e.O objeto das ciências é de ordem física e seu método é experimental, enquanto o objeto da
    filosofia é de ordem suprassensível e seu método é matemático.
    Feedback da
    resposta:
    Alternativa: A

    De acordo com o Pragmatismo:
    a.As afirmações precisam ser confirmadas experimentalmente.
    b.Apenas a experiência sensorial é fonte confiável de conhecimento.
    c.A razão é principal instrumento na busca pelo conhecimento.
    d.O progresso da ciência acontece por meio de paradigmas.
    e.Uma ideia só é válida se for útil na solução de problemas práticos.
    Alternativa: E

    o que depende o conhecimento religioso?
    a. Da razão.
    b. Da reflexão.
    c. Dos fatos.
    d. De um ato de fé.
    e. Da comprovação científica.
    resposta: Alternativa: D

    Quando a conclusão está contida nas premissas, ou seja, a verdade particular está contida na verdade universal, podemos utilizar:
    a.O método indutivo.
    b.O método dedutivo.
    c.Os paradigmas propostos por Kuhn.
    d.O pragmatismo.
    e.A teoria da complexidade.
    Alternativa: B

    Em relação às correntes filosóficas Racionalismo e Empirismo, podemos afirmar:
    a. Ambas dão prioridade ao sujeito sobre o objeto.
    b. Ambas enfatizam o papel do objeto.
    c. Ambas afirmam que a experiência é a fonte mais confiável de conhecimento.
    d.Enquanto o Racionalismo diz que a razão é o principal instrumento na busca
    pela verdade, dando prioridade ao sujeito sobre o objeto; o Empirismo diz que a
    experiência é a fonte mais confiável de conhecimento, enfatizando o papel do
    objeto.
    e.Enquanto o Racionalismo diz que a experiência é o principal instrumento na
    busca pela verdade, dando prioridade ao objeto sobre o sujeito; o Empirismo diz
    que a razão é a fonte mais confiável de conhecimento, enfatizando o papel do
    sujeito.
    Alternativa: D

    Segundo Thomas Kuhn, o que ocorre quando há uma crise de um paradigma?
    a. A ciência permanece a mesma.
    b. O paradigma continua válido.
    c.Há uma mudança de paradigmas que possibilita uma revolução científica e o surgimento de um novo paradigma.
    d.Há um retrocesso na ciência.
    e.Busca-se uma solução a partir de paradigmas já existentes.
    resposta: Alternativa: C

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  28. A pesquisa bibliográfica é feita logo no início da pesquisa científica

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  29. Segundo seus objetivos, as pesquisas podem ser divididas em exploratórias, descritivas e explicativas. Podemos dizer que qualquer pesquisa científica se inicia com uma pesquisa:
    a.Descritiva, pois é necessário descrever o problema que será estudado.
    b.Explicativa, pois é preciso explicar as razões que motivaram a pesquisa.
    c.Exploratória, pois é preciso fazer o levantamento da bibliografia existente e das informações disponíveis sobre o assunto que será pesquisado.
    d.Exploratória, pois é necessário explorar o local onde o fenômeno acontece.
    e.Descritiva, pois é preciso descrever todos os trabalhos que já foram feitos sobre o problema escolhido.
    Resposta alternativa C.

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  30. Sobre as pesquisas estudo de caso e pesquisa-ação, podemos dizer que:

    a.Ambas são pesquisas quantitativas, o estudo de caso analisa um caso particular, representante de casos análogos, enquanto na pesquisa-ação o pesquisador faz o diagnóstico da situação e propõe mudanças aos participantes.

    b.Ambas são pesquisas qualitativas, o estudo de caso analisa um caso particular, representante de casos análogos, enquanto na pesquisa-ação o pesquisador faz o diagnóstico da situação e propõe mudanças aos participantes.

    c.Ambas são pesquisas quantitativas, no estudo de caso o pesquisador faz o diagnóstico da situação e propõe mudanças aos participantes, enquanto a pesquisa-ação analisa um caso particular, representante de casos análogos.

    d.Ambas são pesquisas qualitativas, no estudo de caso o pesquisador faz o diagnóstico da situação e propõe mudanças aos participantes, enquanto a pesquisa-ação analisa um caso particular, representante de casos análogos.

    e.Ambas são pesquisas quantitativas realizadas experimentalmente em um laboratório.

    Resposta correta: alternativa B.

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  31. Atualmente a biblioteca, os arquivos oficiais e a internet são fontes de pesquisa disponíveis.

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  32. metodologia científica

    Segundo Salomon (1974), são características do mau leitor:

    a.Ler unidades de pensamento, ter apenas um ritmo de leitura, não saber reconhecer o valor de um livro, ter resistência ao hábito de ler.
    b.Ler palavra por palavra, ter vários ritmos de leitura, não saber reconhecer o valor de um livro, ter resistência ao hábito de ler.
    c.Ler palavra por palavra, ter apenas um ritmo de leitura, saber reconhecer o valor de um livro, ter resistência ao hábito de ler.
    d.Ler palavra por palavra, ter apenas um ritmo de leitura, não saber reconhecer o valor de um livro, ter resistência ao hábito de ler.
    e.Ler palavra por palavra, ter apenas um ritmo de leitura, não saber reconhecer o valor de um livro, ter gosto pela leitura.

    Resposta correta: alternativa D.

    Comentário: Segundo Salomon (1974), o mau leitor lê palavra por palavra de um texto, não consegue extrair a ideia do texto com facilidade, tem apenas um ritmo de leitura, lê vagarosamente e com dificuldade, não
    consegue estabelecer critérios técnicos para reconhecer o valor de um livro muitas vezes, não sabe nem mesmo qual é o seu autor, é mau leitor porque tem resistência ao hábito de ler, não gosta de ler

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  33. Segundo Salomon (1974), são características do bom leitor:

    a.Ler com objetivo definido, possuir um bom vocabulário, comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    b.Ler sem objetivo, possuir um bom vocabulário, comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    c.Ler com objetivo definido, possuir um vocabulário restrito, comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    d.Ler com objetivo definido, possuir um bom vocabulário, não comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    e.Ler com objetivo definido, possuir um bom vocabulário, comprar livros com frequência, ler pouco e não gostar de ler.

    Resposta correta: alternativa A.

    Comentário: Segundo Salomon (1974), o bom leitor define o objetivo da sua leitura, possui um bom vocabulário e sabe utilizar o dicionário para
    aprender o significado de termos novos, além de conseguir perceber o sentido das palavras novas a partir do seu contexto; compra livros com frequência e forma uma biblioteca particular, lê muito e gosta de ler, reconhece o prazer e a importância da leitura

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  34. Segundo Salomon (1974), são características do bom leitor:

    a.Ler com objetivo definido, possuir um bom vocabulário, comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    b.Ler sem objetivo, possuir um bom vocabulário, comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    c.Ler com objetivo definido, possuir um vocabulário restrito, comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    d.Ler com objetivo definido, possuir um bom vocabulário, não comprar livros com frequência, ler muito e gostar de ler.
    e.Ler com objetivo definido, possuir um bom vocabulário, comprar livros com frequência, ler pouco e não gostar de ler.

    Resposta correta: alternativa A.

    Comentário: Segundo Salomon (1974), o bom leitor define o objetivo da sua leitura, possui um bom vocabulário e sabe utilizar o dicionário para aprender o significado de termos novos, além de conseguir perceber o sentido das palavras novas a partir do seu contexto; compra livros com frequência e forma uma biblioteca particular, lê muito e gosta de ler, reconhece o prazer e a importância da leitura

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  35. A descrição decide-se sobre um fato/fenômeno (o objeto de estudo); selecionam-se variáveis (fatores naturais ou artificiais que possam provocar variações no padrão observado do fato/fenômeno); escolhem-se os instrumentos (maneiras de controlar e observar os efeitos do processo a ser provocado) refere-se:

    a.À pesquisa-ação.
    b.À pesquisa de campo.
    c.Ao estudo de caso.
    d.À pesquisa experimental.
    e.À pesquisa bibliográfica.

    Resposta correta: alternativa D.

    Comentário: A pesquisa experimental ou de laboratório manipula experimentalmente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo, testando a relação entre elas (as variáveis) e observando os efeitos produzidos por essas mudanças no objeto. Portanto, a descrição apresentada refere-se à pesquisa experimental

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  36. A série de perguntas Do que fala o texto?; Qual é o problema a ser resolvido?; O que o autor fala sobre o tema?; Qual é o raciocínio do autor?; Quais são as ideias secundárias? fazem parte da:

    a.Análise temática.
    b.Análise textual.
    c.Análise interpretativa.
    d.Problematização.
    e.Síntese.

    Resposta correta: alternativa A.

    Comentário: Todas as perguntas são feitas durante a análise temática, cujo objetivo é a compreensão da mensagem do autor

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  37. Podemos identificar um texto a partir dos seguintes elementos: título; data de publicação; orelha ou contracapa; índice ou sumário; introdução, prefácio ou nota do autor e bibliografia. A cada um deles, podemos associar, respectivamente:

    a.O assunto; o contexto; objetivos do autor; tópicos abordados; apreciação da obra; obras consultadas.
    b.O assunto; o contexto; apreciação da obra; tópicos abordados; objetivos do autor; obras consultadas.
    c.O assunto; o contexto; tópicos abordados; objetivos do autor; apreciação da obra; obras consultadas.
    d.Tópicos abordados; o contexto; apreciação da obra; o assunto; objetivos do autor; obras consultadas.
    e.O assunto; o contexto; apreciação da obra; obras consultadas; objetivos do autor; tópicos abordados.

    Resposta correta: alternativa B.

    Comentário: O título da obra apresenta o assunto; a data de publicação nos dá o contexto em que a obra foi escrita, sua atualidade; a orelha ou a contracapa oferecem uma apreciação sobre a obra e/ou sobre o autor; o índice ou o sumário fornecem a divisão e os tópicos abordados na obra; a introdução, prefácio ou nota do autor apresentam os objetivos e a metodologia do autor; a bibliografia indica quais foram as obras consultadas

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  38. Qual é a diferença entre pesquisa bibliográfica e pesquisa documental?

    A pesquisa bibliográfica é feita a partir de livros, periódicos, teses e páginas de internet, enquanto a pesquisa documental é realizada a partir de jornais, documentos legais, cartas, fotografias etc.

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  39. Para que uma leitura seja proveitosa, é necessário:

    a.Pouca concentração, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    b.Atenção, intenção, reflexão, sempre aceitar o ponto de vista apresentado no texto e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    c.Atenção, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    d.Atenção, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura lenta e eficiente.
    e.Atenção, falta de propósitos, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.

    Resposta correta: alternativa C.

    Comentário: Para que a leitura seja proveitosa, é preciso que o leitor esteja concentrado e atento durante a leitura. É necessário que ele tenha um interesse, o propósito de obter um proveito intelectual com a leitura, e que
    ele reflita sobre o que lê, observando as ideias do autor e ponderando sobre elas. Também é preciso espírito crítico, de tal forma que o leitor consiga julgar o texto e aceitar ou refutar os pontos de vista apresentados. Finalmente, o leitor precisa possuir uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente

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  40. Para que uma leitura seja proveitosa, é necessário:

    a.Pouca concentração, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    b.Atenção, intenção, reflexão, sempre aceitar o ponto de vista apresentado no texto e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    c.Atenção, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    d.Atenção, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura lenta e eficiente.
    e.Atenção, falta de propósitos, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.

    Resposta correta: alternativa C.

    Comentário: Para que a leitura seja proveitosa, é preciso que o leitor esteja concentrado e atento durante a leitura. É necessário que ele tenha um
    interesse, o propósito de obter um proveito intelectual com a leitura, e que ele reflita sobre o que lê, observando as ideias do autor e ponderando sobre elas. Também é preciso espírito crítico, de tal forma que o leitor consiga julgar o texto e aceitar ou refutar os pontos de vista apresentados. Finalmente, o leitor precisa possuir uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente

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  41. Para que uma leitura seja proveitosa, é necessário:

    a.Pouca concentração, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    b.Atenção, intenção, reflexão, sempre aceitar o ponto de vista apresentado no texto e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    c.Atenção, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.
    d.Atenção, intenção, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura lenta e eficiente.
    e.Atenção, falta de propósitos, reflexão, espírito crítico e uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente.

    Resposta correta: alternativa C.

    Comentário: Para que a leitura seja proveitosa, é preciso que o leitor esteja concentrado e atento durante a leitura. É necessário que ele tenha um interesse, o propósito de obter um proveito intelectual com a leitura, e que ele reflita sobre o que lê, observando as ideias do autor e ponderando sobre elas. Também é preciso espírito crítico, de tal forma que o leitor consiga julgar o texto e aceitar ou refutar os pontos de vista apresentados. Finalmente, o leitor precisa possuir uma velocidade de leitura rápida, mas eficiente

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  42. Segundo o método hipotético-dedutivo proposto por Popper:

    a.O problema surge a partir de conflitos entre expectativas e teorias já existentes.
    b.As verdades particulares levam a verdades gerais.
    c.O raciocínio deve partir do caso mais geral para o caso particular.
    d.É preciso analisar a tese e a antítese para se chegar à síntese.
    e.Quando uma teoria/solução provisória passa pelos testes de falseamento, ela é confirmada definitivamente.

    Alternativa: A

    Comentário: o método hipotético-dedutivo proposto por Popper afirma que o problema surge a partir de conflitos entre expectativas e teorias já existentes. Sugere-se, então, uma teoria tentativa como solução temporária para esse problema. Essa teoria deve ser submetida a testes de falseamento cujo objetivo é eliminar o erro, refutando a teoria. Se a teoria passa pelos testes, ela é confirmada provisoriamente.

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  43. Dentre as importantes dicas para a elaboração de trabalhos acadêmicos que foram apresentadas pelo escritor e filósofo italiano Umberto Eco (2005), podemos mencionar:

    a.Usar frases longas, definir termos técnicos assim que usados no texto, não usar artigos diante de nomes próprios, não aportuguesar os nomes de autores consagrados.
    b.Não usar frases longas, definir termos técnicos assim que usados no texto, não usar artigos diante de nomes próprios, não aportuguesar os nomes de autores consagrados.
    c.Não usar frases longas, definir termos técnicos no final do texto, não usar artigos diante de nomes próprios, não aportuguesar os nomes de autores consagrados.
    d.Não usar frases longas, definir termos técnicos assim que usados no texto, usar artigos diante de nomes próprios, não aportuguesar os nomes de autores consagrados.
    e.Não usar frases longas, definir termos técnicos assim que usados no texto, não usar artigos diante de nomes próprios, aportuguesar os nomes de autores consagrados.

    Alternativa: B

    Comentário: segundo Umberto Eco, deve-se evitar frases longas (dificultam a compreensão), definir os termos técnicos utilizados pela primeira vez, dominando seus significados (precisão na escrita sem ambiguidades), não colocar artigos diante de nomes próprios (por exemplo, não é correto escrever o Galileu), não usar as versões portuguesas de nomes estrangeiros no texto (por exemplo, não transformar Albert Einstein em Alberto Einstein).

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  44. O texto acadêmico deve ter, entre outros atributos, coesão textual e coerência, sendo que a:

    a.Coerência corresponde às estruturas gramaticais que ligam as sentenças do texto, enquanto a coesão possibilita que o texto como um todo faça sentido, sem ideias contraditórias entre si.
    b.Coesão é sinônimo de concisão, ou seja, deve-se utilizar o mínimo de palavras, mantendo a clareza do texto; a coerência, por outro lado, possibilita que o texto como um todo faça sentido, sem ideias contraditórias entre si.
    c.Coesão corresponde às estruturas gramaticais que ligam as sentenças do texto, enquanto a coerência possibilita que o texto como um todo faça sentido, sem ideias contraditórias entre si.
    d.Coesão corresponde às estruturas gramaticais que ligam as sentenças do texto, enquanto a coerência diz respeito à impessoalidade do texto acadêmico.
    e.Coesão textual e coerência são sinônimas e estão relacionadas com a clareza do texto.

    Alternativa: C

    Comentário: embora estejam relacionadas entre si, coesão textual e coerência não são sinônimos. A coesão textual é a estrutura gramatical utilizada para ligar as sentenças de um texto de forma harmoniosa, evitando repetições desnecessárias de palavras. A coerência, por sua vez, diz respeito à estrutura do texto como um todo. Um texto é coerente quando faz sentido, ou seja, não apresenta contradições de ideias.

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  45. Para elaborar uma resenha crítica é necessário:

    a.Apenas fazer um resumo da obra em questão.
    b.Apenas contextualizar a obra e seu autor.
    c.Apenas fazer um fichamento bibliográfico da obra.
    d.Apenas apresentar o comentário sobre a obra.
    e.Apresentar os dados bibliográficos da obra, informações sobre seu autor, um resumo do conteúdo da obra e um comentário crítico sobre a obra feito pelo autor da resenha.

    Alternativa: E

    Comentário: a resenha crítica é uma junção entre o resumo e as análises do aluno. Por outro lado, é preciso apresentar o autor da obra, incluindo também os dados bibliográficos correspondentes.

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  46. Apresentar o assunto, delimitando-o e situando-o temporal e espacialmente, além de ressaltar a importância do tema são atributos de qual parte de um trabalho acadêmico?

    a.Desenvolvimento.
    b.Sumário.
    c.Introdução.
    d.Conclusão.
    e.Referências.

    Alternativa: C

    Comentário: a introdução apresenta o assunto que será abordado no trabalho. Como a introdução corresponde ao primeiro contato do leitor com a pesquisa relatada, é preciso que o assunto seja apresentado, bem como a delimitação dele escolhida pelo pesquisador. Geralmente, o tema/assunto é delimitado por meio do problema de pesquisa. Além disso, deve-se situar o assunto, indicando onde (espaço) e quando (tempo) que serão considerados na pesquisa. Finalmente, é necessário justificar a escolha do tema, demonstrando sua importância.

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  47. Na conclusão última parte de um trabalho acadêmico, deve-se:

    Apresentar uma síntese do trabalho, revendo os resultados e apresentando o ponto de vista do autor da pesquisa, deve ser breve e pode sugerir novas pesquisas.

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  48. Para elaborar uma resenha crítica é necessário:

    a.Apenas fazer um resumo da obra em questão.
    b.Apenas contextualizar a obra e seu autor.
    c.Apenas fazer um fichamento bibliográfico da obra.
    d.Apenas apresentar o comentário sobre a obra.
    e.Apresentar os dados bibliográficos da obra, informações sobre seu autor, um resumo do conteúdo da obra e um comentário crítico sobre a obra feito pelo autor da resenha.

    Alternativa: E

    Comentário: a resenha crítica é uma junção entre o resumo e as análises do aluno. Por outro lado, é preciso apresentar o autor da obra, incluindo também os dados bibliográficos correspondentes.

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  49. Segundo o método hipotético-dedutivo proposto por Popper:

    a.O problema surge a partir de conflitos entre expectativas e teorias já existentes.
    b.As verdades particulares levam a verdades gerais.
    c.O raciocínio deve partir do caso mais geral para o caso particular.
    d.É preciso analisar a tese e a antítese para se chegar à síntese.
    e.Quando uma teoria/solução provisória passa pelos testes de falseamento, ela é confirmada definitivamente.

    Alternativa: A

    Comentário: o método hipotético-dedutivo proposto por Popper afirma que o problema surge a partir de conflitos entre expectativas e teorias já existentes. Sugere-se, então, uma teoria tentativa como solução temporária para esse problema. Essa teoria deve ser submetida a testes de falseamento cujo objetivo é eliminar o erro, refutando a teoria. Se a teoria passa pelos testes, ela é confirmada provisoriamente.

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  50. Sobre o desenvolvimento segunda parte da estrutura interna de um trabalho acadêmico , podemos afirmar que:

    a.Deve justificar o tema da pesquisa e retomar a pergunta de pesquisa, sendo a parte menos extensa do trabalho.
    b.É a parte mais extensa do trabalho, sendo, geralmente, dividido em partes menores de tal forma que haja harmonia entre essas partes e que sejam facilitadas a compreensão e a clareza do texto.
    c.O plano provisório inicial da pesquisa deve ser mantido na elaboração do desenvolvimento, não são permitidas mudanças no plano.
    d.É a última parte a ser escrita.
    e.Deve apontar novas pesquisas a partir dos resultados obtidos.

    Alternativa: B

    Comentário: o desenvolvimento corresponde à parte mais extensa do trabalho acadêmico, é dividido em partes (por exemplo, capítulos ou seções) que devem contribuir para a compreensão e a clareza do texto. Afinal, é bem mais fácil compreender o assunto quando ele estiver dividido, pois sem divisão não se pode identificar claramente o tema central. Por vezes, o plano definitivo da pesquisa surge apenas após a investigação e é a partir dele que podemos elaborar o desenvolvimento e suas divisões.

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  51. Whitaker (1977) propôs os dez mandamentos de uma boa redação, dentre eles, podemos mencionar:

    a.Usar palavras e frases difíceis para impressionar o leitor, usar sentenças e parágrafos curtos, evitar rodeios e ater-se ao essencial.
    b.Usar palavras e frases simples, usar sentenças e parágrafos longos, evitar rodeios e ater-se ao essencial.
    c.Usar palavras e frases simples, usar sentenças e parágrafos curtos, rodear o assunto várias vezes antes de chegar ao ponto central e ater-se ao essencial,
    d.Usar palavras e frases simples, usar sentenças e parágrafos curtos, evitar rodeios e ater-se ao essencial.
    e.Usar palavras e frases simples, usar sentenças e parágrafos curtos, evitar rodeios e abordar exaustivamente todos os temas, inclusive os secundários, que são relacionados à pesquisa, repetindo as ideias mais importantes.

    Alternativa: D

    Comentário: segundo Whitaker, para possuir uma boa redação, é preciso, entre outras coisas, usar palavras e frases simples, contribuindo, dessa forma, para a clareza do texto. Da mesma forma, é recomendável que as sentenças e os parágrafos sejam curtos, favorecendo a compreensão. Devem-se evitar rodeios, pois dificultam a compreensão, criando um emaranhado de ideias. Além disso, o texto deve ater-se ao essencial, deve ser conciso, ou seja, deve utilizar o mínimo de palavras, mantendo, porém, a clareza.

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  52. Em relação às expressões latinas idem e ibidem, é correto afirmar que:

    Respostas: a.Ambas podem ser utilizadas nas notas de rodapé e no corpo do texto.
    b.Quando citamos a mesma obra e o mesmo autor, devemos utilizá-las juntas: idem ibidem.
    c.A expressão idem é utilizada quando citamos o mesmo autor e a mesma obra já citados.
    d.A expressão ibidem é utilizada quando citamos obras diferentes de um mesmo autor.
    e.A expressão ibidem é utilizada quando citamos o mesmo autor, a mesma obra, mas páginas diferentes.

    Resposta correta: E.

    Comentário: Apud é a única expressão latina que pode ser usada nas notas de rodapé e no corpo do texto, idem e ibidem são utilizadas apenas nas notas de rodapé (ou, em particular, nas notas de referência). Idem substitui o nome do autor quando citamos obras diferentes de um mesmo autor numa mesma página do nosso trabalho. Utilizamos ibidem quando citamos a mesma obra do mesmo autor, a única diferença é a página em que se encontra o texto original


    Qual deve ser a estrutura de um artigo científico publicado em revistas e periódicos especializados?

    a.Deve apresentar um desenvolvimento dividido em capítulos.
    b.Deve conter uma dedicatória.
    c.Deve apresentar a fundamentação teórica nas conclusões.
    d.Deve ser a mesma que é utilizada na monografia e em outros trabalhos acadêmicos, ou seja, o artigo deve ser dividido em introdução, corpo/desenvolvimento e conclusão.
    e.Deve ser dividido em vários capítulos.

    Resposta correta: D

    Comentário: O artigo científico possui a mesma estrutura dos demais trabalhos acadêmicos apresentados no livro-texto, mas em dimensões menores (com um número de páginas menor). Ou seja, deve conter uma introdução, um corpo (com subtítulos, porém, não com capítulos) e uma conclusão . Além disso, deve-se dar destaque aos objetivos, à fundamentação teórica e à metodologia da pesquisa. É preciso, também, apresentar a análise dos dados e as conclusões, indicando as referências bibliográficas e documentais. Pode incluir, também, apêndices ou anexos, e agradecimentos (por exemplo, por uma bolsa de estudos, ou pelo apoio financeiro).

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  53. Segundo Severino (2007, p. 175), as citações de trechos das obras que foram consultadas contribuem para enriquecer o trabalho acadêmico, devendo-se indicar sempre a fonte. Em relação às citações, é correto afirmar que:

    a.Toda citação é direta porque é extraída diretamente da obra consultada.
    b.Toda citação é indireta porque não é permitido usar as mesmas frases dos autores consultados.
    c. Não há diferenças entre citações diretas e citações indiretas;
    d.São indiretas quando o trecho é transcrito exatamente como consta na obra consultada, e são diretas quando as ideias do texto original são expressas em outras palavras, ou seja, o novo texto é baseado no texto consultado, mas diferente.
    e.São diretas quando o trecho é transcrito exatamente como consta na obra consultada, e são indiretas quando as ideias do texto original são expressas em outras palavras, ou seja, o novo texto é baseado no texto consultado, mas diferente.

    Resposta correta: E.

    Comentário: A citação direta é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado, enquanto a citação indireta é baseada na obra do autor consultado

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  54. Sobre o espaçamento e a paginação de um trabalho acadêmico, segundo as normas mais recentes da ABNT e da UNIP, é correto afirmar que:

    d.O espaçamento entre linhas do trabalho será de 1,5 cm com algumas exceções que usam espaço simples, e as páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, mas numeradas somente a partir da introdução.

    Sobre apêndices e anexos, podemos afirmar que:
    a.Ambos são elementos pós-textuais opcionais.
    b.Ambos são elementos pós-textuais obrigatórios.
    c.Ambos são elementos pré-textuais opcionais.
    d.Ambos são elementos pré-textuais obrigatórios.
    e.Os dois termos são sinônimos.
    Resposta correta: A.

    Sobre as citações diretas, podemos afirmar que:
    a. Devem aparecer sempre no corpo do texto, entre aspas duplas, independentemente do seu número de linhas.
    b.Devem ser destacadas do texto, com letra menor e sem aspas, independentemente do seu número de linhas.
    c.Se possuem até três linhas, aparecem no corpo do texto, entre aspas duplas.
    d. Se possuem a partir de seis linhas, são destacadas do texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, com letra menor e sem aspas.
    e.Se possuem até cinco linhas, aparecem no corpo do texto, entre aspas duplas.
    alternativa C.

    Sobre o espaçamento e a paginação de um trabalho acadêmico, segundo as normas mais recentes da ABNT e da UNIP, é correto afirmar que:
    a.O espaçamento entre linhas de todo o trabalho será sempre de 1,5 cm e as páginas devem ser contadas a partir do sumário, mas numeradas somente a partir da introdução.
    b.O espaçamento entre linhas de todo o trabalho será sempre de 1 cm e as páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, mas numeradas somente a partir da introdução.
    c.O espaçamento entre linhas de todo o trabalho será sempre de 1,5 cm e as páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, mas numeradas somente a partir da introdução.
    d.O espaçamento entre linhas do trabalho será de 1,5 cm com algumas exceções que usam espaço simples, e as páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, mas numeradas somente a partir da introdução.
    e. O espaçamento entre linhas do trabalho será de 1,5 cm com algumas exceções que usam espaço duplo, e as páginas devem ser contadas a partir da folha de rosto, mas numeradas somente a partir da introdução.
    Resposta correta: D.

    Sobre o resumo de um trabalho acadêmico, podemos dizer que:
    a.É um elemento pré-textual opcional, escrito em português, podendo ser acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    b.É um elemento pré-textual obrigatório, escrito em português e acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    c.É um elemento pós-textual opcional, escrito em português, podendo ser acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    d.É um elemento pós-textual obrigatório, escrito em português e acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    e.É o primeiro elemento textual obrigatório, antecedendo a introdução do trabalho, escrito em português e acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    Resposta correta: B.

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  55. A epígrafe corresponde a:

    a.Um elemento pré-textual opcional, trata-se de uma citação (frase ou pensamento), com a indicação da autoria, colocada em uma das primeiras folhas do trabalho.
    b.Um elemento pré-textual obrigatório, trata-se de uma citação (frase ou pensamento), com a indicação da autoria, colocada em uma das primeiras folhas do trabalho.
    c.Um elemento pré-textual opcional, trata-se de uma folha que contém os agradecimentos do autor do trabalho.
    d.Um elemento pré-textual opcional, trata-se de uma folha que contém a dedicatória do autor do trabalho.
    e.Um elemento pré-textual obrigatório, trata-se de uma folha que contém a dedicatória do autor do trabalho.

    Resposta correta: A.

    Comentário: A epígrafe é um elemento pré-textual opcional que corresponde a uma citação (uma frase ou pensamento), acompanhada da indicação da respectiva autoria, e relacionada com o assunto do trabalho acadêmico. A ordem dos elementos pré-textuais opcionais é: dedicatória, agradecimentos e epígrafe, escritos em folhas separadas

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  56. Com relação ao uso da expressão et al. ao indicar os autores de um livro nas referências de um trabalho acadêmico, podemos afirmar que:

    a.A expressão é utilizada quando o livro possui a partir de dois autores.
    b.A expressão é utilizada quando o livro possui a partir de três autores.
    c.A expressão é utilizada quando o livro possui a partir de quatro autores.
    c.A expressão é utilizada quando o livro possui a partir de quatro autores.
    d.A expressão é utilizada quando o livro possui a partir de cinco autores.
    e.A expressão é utilizada quando o livro possui a partir de dez autores.

    Resposta correta: C.

    Comentário: A expressão latina et al. (et alii), significa e outros e é utilizada nas referências quando um livro ou um trabalho acadêmico possui quatro ou mais autores. Nesse caso, o sobrenome e o nome do primeiro autor são indicados por extenso, seguidos da expressão et al. como no exemplo:SOBRENOME, Nome. et al. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano.(Cf. UNIP. Guia de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Paulista: ABNT. Biblioteca Universidade Paulista, UNIP. 2014. p. 28).

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  57. Sobre apêndices e anexos, podemos afirmar que:
    a.Ambos são elementos pós-textuais opcionais.
    b.Ambos são elementos pós-textuais obrigatórios.
    c.Ambos são elementos pré-textuais opcionais.
    d.Ambos são elementos pré-textuais obrigatórios.
    e.Os dois termos são sinônimos.
    Resposta correta: A.

    Sobre as citações diretas, podemos afirmar que:
    a.Devem aparecer sempre no corpo do texto, entre aspas duplas, independentemente do seu número de linhas.
    b.Devem ser destacadas do texto, com letra menor e sem aspas, independentemente do seu número de linhas.
    c.Se possuem até três linhas, aparecem no corpo do texto, entre aspas duplas.
    d.Se possuem a partir de seis linhas, são destacadas do texto com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, com letra menor e sem aspas.
    e.Se possuem até cinco linhas, aparecem no corpo do texto, entre aspas duplas.
    Resposta correta: alternativa C.

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  58. Sobre o resumo de um trabalho acadêmico, podemos dizer que:
    a.É um elemento pré-textual opcional, escrito em português, podendo ser acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    b.É um elemento pré-textual obrigatório, escrito em português e acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    c.É um elemento pós-textual opcional, escrito em português, podendo ser acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    d.É um elemento pós-textual obrigatório, escrito em português e acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    e.É o primeiro elemento textual obrigatório, antecedendo a introdução do trabalho, escrito em português e acompanhado da versão em língua estrangeira, além das palavras-chave que indicam os temas abordados no trabalho.
    Resposta correta: B.

    A ficha catalográfica do trabalho acadêmico é elaborada pela biblioteca da instituição e deve ser inserida no verso:
    a.da capa.
    b.da epígrafe.
    c.da folha de rosto.
    d.dos agradecimentos.
    e.do sumário.
    Resposta correta: C.

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  59. Ética e Legislação Profissional Questionario Unidade 2

    A personalidade da pessoa jurídica começa com a inscrição de seus atos constitutivos, estatutos sociais, contrato social ou compromissos no registro público competente e termina:

    a.Com a morte de um dos sócios.
    b.Com a venda de suas ações.
    c.Com a inscrição em cadastro de inadimplentes.
    d. Com a saída da sociedade de um dos proprietários.
    e.Com sua dissolução ou falência.

    Alternativa: E

    Comentário: no caso da pessoa jurídica, segundo Campos (2006), sua existência começa com a inscrição de seus atos constitutivos, estatutos sociais, contrato social ou compromissos no registro público competente e termina com sua dissolução ou falência.

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  60. A respeito da sociedade em comum, é correto afirmar que:

    a.Os sócios respondem individual e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
    b.São regidas pelas disposições das sociedades simples.
    c.Na relação com terceiros, os sócios podem comprovar a existência da sociedade de qualquer modo.
    d.Os sócios são titulares em comum das dívidas sociais.
    e.Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

    Alternativa: D
    Comentário: nos termos do art. 988, do CC: os bens e as dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum.

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  61. Em relação à incapacidade e à proibição para o exercício da empresa, assinale a alternativa correta:

    a.Caso a pessoa proibida de exercer a atividade de empresário praticar tal atividade, deverá responder pelas obrigações contraídas, podendo até ser declarada falida.
    b.Aquele que tenha impedimento legal para ser empresário está impedido de ser sócio ou acionista de uma sociedade empresária.
    c.Entre as pessoas impedidas de exercer a empresa está o incapaz, que não poderá exercer tal atividade.
    d.Por se tratar de matéria de ordem pública e considerando que a continuação da empresa interessa a toda a sociedade, quer em razão da arrecadação de impostos, quer em razão da geração de empregos, caso a pessoa proibida de exercer a atividade empresarial o faça, poderá requerer a recuperação judicial.
    e.Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

    Alternativa:A

    Comentário: o empresário, mesmo não devidamente constituído, responderá por todos os atos inerentes à atividade, não importando se a empresa não estiver regularizada ou a pessoa esteja impedida ou proibida de exercer as atividades.

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  62. Não é uma espécie de patente protegida pelo Direito Industrial:

    a.A invenção.
    b.O modelo de utilidade.
    c.A marca.
    d.O registro de desenho industrial.
    e.O nome empresarial.

    Alternativa: E

    Comentário: os bens industriais no país são disciplinados na Lei n. 9.279/1996, conhecida como Lei da Propriedade Industrial (LPI) e que conta com 244 artigos. A LPI aplica-se às invenções, aos modelos de utilidade, aos desenhos industriais, às marcas, às indicações geográficas e à concorrência desleal, mas não trata do nome empresarial, atualmente disciplinado nos arts. 1.155 a 1.168 do Código Civil de 2002 e nos arts. 33 e 34, da Lei n. 8.934/1994 (Lei de Registro Público de Empresa).

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  63. Assinale a afirmativa correta:

    a.É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
    b.Pode exercer a atividade empresarial a pessoa que estiver em pleno gozo da capacidade civil e não for legalmente impedida. A pessoa legalmente impedida, caso a exerça, não responderá pelas obrigações contraídas, pois tais atos serão considerados nulos.
    c.O empresário casado em regime de comunhão de bens precisa de outorga conjugal para alienar os imóveis que integrem o patrimônio de sua empresa.
    d.É permitida a sociedade com estrangeiros, independente desses terem residência no país.
    e.Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

    Alternativa: A

    Comentário: trata-se de cópia do artigo 967, do Código Civil: é obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

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  64. Não é um dos elementos da empresa:

    a.Atividade empresarial.
    b.Atividade econômica.
    c.Produção de bens e serviços.
    d.Atividade organizada.
    e.Profissionalismo

    Alternativa: E

    Comentário: pode-se conceituar empresa como toda atividade econômica organizada, para a produção ou circulação de bens (produtos) ou de serviços.

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  65. Quanto ao direito de empresa, assinale a alternativa correta:

    a.A obrigatoriedade de inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede só se torna efetiva após o início de sua atividade.
    b.A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. Está excluído de tais benefícios o empresário rural.
    c.Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
    d.Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, ainda que tenham se casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.
    e.Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

    Alternativa: C

    Comentário: o Princípio da Legalidade é um fundamento do Estado Democrático de Direito e combate o poder arbitrário do Estado. De acordo com esse princípio, os conflitos devem ser resolvidos pela lei, e não por meio da força.

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  66. 1a Questão (Ref.: 201202968233) Pontos: 0,0 / 1,0 Recentemente, mais de um milhão e meio de pessoas foram às ruas em Paris em homenagem às vítimas do atentado à revista Charlie Hedbo e dos acontecimentos que o sucederam, quando outras pessoas foram assassinadas dentro de um supermercado de produtos judaicos na cidade. Foi a maior manifestação da história da França. Acredita-se que a liberdade estaria em perigo e muito se falou sobre fundamentalismo como fenômeno contemporâneo em diversos países da Europa. Jornalistas, analistas políticos, apresentaram programas abordando o tema em diversos momentos e em diferentes países. Dentre os tipos de pesquisa abaixo, assinale a opção em que aparecem tipos fundamentais para a análise do fenômeno.

    Pesquisa comparada, histórica, quantitativa.

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  67. Trata-se de uma investigação empírica, realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionamentos, testes e observações. O objeto é abordado em seu próprio meio. Este tipo de pesquisa quanto ao procedimento é:

    Campo

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  68. Ao selecionar um tema para pesquisa devemos considerar critérios que estão adequados às exigências acadêmicas. Desse ângulo, delimitar um tema para pesquisa sugere que:

    O tema seja transformado em objeto de pesquisa, deve ser específico

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  69. Uma empresa de pesquisa e consultoria pretende estudar as prioridades de consumo entre jovens da classe média que residem nas cidades de Fortaleza e de Belo Horizonte.A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades.Neste caso,o tipo de pesquisa mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos é:

    Comparativo

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  70. A parte do projeto onde é apresentado o problema a ser estudado na pesquisa é:

    Introdução.

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  71. Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. CASO 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. CASO 2:Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro.Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria.

    O caso 1 mostra que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.

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  72. Em relação à abordagem, uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. A pesquisa quantitativa:
    Utiliza métodos estatísticos

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  73. O olhar do cientista acha-se impregnado por pressupostos que lhe permitem ver o que o leigo não percebe. Assim, precisamos estar de posse de uma teoria para aprender a ver. (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 186) Este texto demonstra como o pesquisador orientado pelo saber científico desenvolve uma nova percepção da realidade e é capaz de formular questões e respostas originais. Estes dois itens em negrito são respectivamente:
    O problema científico e a hipótese

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  74. O artigo científico tem como finalidade divulgar, em publicações especializadas, os resultados de uma pesquisa científica. Por mais modesto que ele seja, deve conter elementos essenciais e seguir determinados procedimentos. Assinale a única opção que NÃO está de acordo com as exigências de um artigo científico:
    Apresenta uma estrutura interna livre / aborda assuntos a partir de um enfoque consagrado

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  75. lentamente um guisado para escapar de lento mahjonghimeano

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  76. https://www.youtube.com/watch?v=Y0f6N9Gk-QI

    https://www.youtube.com/watch?v=VKcurBAnAFo

    https://www.youtube.com/watch?v=HlmQknW5Pyg

    https://www.youtube.com/watch?v=jeqExJNuB40

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  77. Gerenciamento de Infraestrutura

    estratégia de serviço

    - visa fazer com que os provedores de TI pensem de maneira estratégica para que possam operar e fazer a lucratividade crescer a longo prazo

    objetivos
    -identificar as necessidades do negócio
    -Desenvolver estratégias para satisfazer as necessidades do negócio
    -ajudar a selecionar as melhores opções para o aperfeiçoamento do serviço

    serve como guia
    -quais serviços deveríamos oferecer, e a quem?
    -como nos diferenciamos de nossos concorrentes?
    -como criamos valor para nossos clientes?
    -como fazer um BUSINESS CASE para investimentos estratégicos e em serviços?
    -como definimos a QUALIDADE de serviços?

    Processos
    -Gerenciamento Financeiro
    -Gerenciamento de Portfólio de Serviços
    -Gerenciamento de Demanda

    Desenho de Serviço
    Desenho e desenvolvimento de serviços e seus processos relacionados para atender as necessidades atuais e futuras do negócio

    Objetivos
    -Fornecer uma abordagem para o desenho de serviços novos ou alterados para a transição para o ambiente de produção
    -Desenhar serviços que estejam alinhados e satisfaçam os objetivos do negócio
    -Desenhar serviços que são desenvolvidos dentro de uma escala de tempo e custo
    -Identificar e gerenciar riscos
    -Desenhar uma infraestrutura segura
    -Documentar planos, políticas, arquitetura e treinamento de equipe

    Processos
    -Gerenciamento do catálogo de serviços
    -Gerenciamento do nível de serviço
    -gerenciamento da capacidade
    -gerenciamento da disponibilidade
    -gerenciamento da continuidade
    -Gerenciamento da segurança da informação
    -Gerenciamento do Fornecedor

    Transição de Serviço
    Fazer a transição através de gerenciamento e coordenação de processos, sistemas e funções necessárias para construir, testar e implantar um serviço

    Objetivos
    -Entregar mudanças com sucesso dentro do ambiente de produção
    -Gerenciar expectativas do cliente sobre como o serviço irá impactar o negócio

    Processos
    Gerenciamento de mudanças
    Gerenciamento de configuração e ativo de serviço
    Gerenciamento de liberação e implantação

    Operação de Serviço
    Coordenar e executar atividades e processos do dia-a-adia para gerenciar e entregar serviços acordados

    Objetivos
    -Tomar as devidas ações para entregar os serviços nos níveis de serviço acordados
    -Gerenciar a tecnologia
    -Controlar e gerenciar operações

    Processos
    -Gerenciamento de Evento
    -Gerenciamento de Incidente
    -Gerenciamento de problemas
    -Gerenciamento de Acesso
    -Cumprimento de Requisição

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  78. GESTÃO ESTRATEGICA DE RECURSOS HUMANOS
    QUESTIONÁRIO UNIDADE I
    PERGUNTA 1
    A Gestão Estratégica de Recursos Humanos é um conjunto de práticas e ferramentas apoiadas em políticas e normas estabelecidas e:
    Resposta: E
    e. Estão corretas as alternativas b e d.
    PERGUNTA 2
    As organizações precisam estar conscientes de que a cultura não é algo estático, inventado ali por uma ou outra pessoa, mas é sim:
    Resposta: B
    b. Uma complicada interação ou interseção entre mundos, culturas e pessoas diferentes entre si.
    PERGUNTA 3
    Gibson considera que as organizações se caracterizam por um comportamento:
    Resposta: C
    c. Voltado para determinados objetivos e que as mesmas criam ambientes que influenciam a vida de todos os envolvidos.
    PERGUNTA 4
    O monumental avanço das telecomunicações nos últimos anos fez surgir uma nova forma de convivência social e de relacionamento, visando à:
    Resposta: A
    a. Efetivação de negócios na sociedade contemporânea, na qual criatividade, inovação, qualidade, produtividade e competitividade determinam as ações e as tendências.
    PERGUNTA 5
    O que mais incomoda cidadãos, empresas, entidades, instituições e governos de todo o mundo, nesse início de novo milênio?
    Resposta: C
    c. É a certeza de ser praticamente impossível vislumbrar, sem o domínio do conhecimento científico e da tecnologia, o desenvolvimento, a indispensável competitividade e, em muitos casos, mesmo a sobrevivência.
    PERGUNTA 6
    O sucesso das empresas depende, primordialmente, de:
    Resposta: A
    a. Recursos humanos.
    PERGUNTA 7
    Para existir uma organização em uma empresa, é preciso:
    Resposta: E
    e. Dimensionar e estruturar uma forma e um conteúdo para atingir os seus objetivos.
    PERGUNTA 8
    Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (FERNANDES et al, 1993), a palavra organização é entendida como:
    Resposta: E
    e. Ato ou efeito de organizar; estado do que se acha organizado; constituição física; estrutura; fundação; constituição moral e intelectual; composição.
    PERGUNTA 9
    Seja qual for a visão dessa nova realidade, o foco que se queira impor a ela, dois imperativos se impõem à sobrevivência dos países e das organizações que se dispuserem a continuar assim, sendo no novo milênio:
    Resposta: A
    a. a competência técnica e a competência científica afinada com a dinâmica dessa nova realidade possibilitará a sobrevivência soberana de qualquer instituição e, definitivamente, não há tempo para se começar do zero e, no futuro, só existirão dois tipos de organizações: as que conseguiram embarcar na nova era e as que desapareceram.
    PERGUNTA 10
    Uma das características principais das organizações é:
    Resposta: D
    d. Estar sempre em construção e evolução para poderem desempenhar satisfatoriamente o papel de servirem à sociedade da qual fazem parte.

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  79. A telefonia celular funciona com o sistema RF. O que quer dizer essa sigla?
    E:Radiofrequência.

    Na avaliação do estudo, o progresso é válido, mas ainda há margem para melhorias que devem priorizar. Qual é?
    C:Qualificação profissional.

    Atualmente, quais são os dois mais importantes recursos gerenciados por uma organização?
    C:Informação e conhecimento.

    A palavra informação vem do latim informare. O que significa “informação”?
    D:Dar forma a alguma coisa.

    Qual é o método standard que permite a comunicação entre processos de comunicação?
    D:Protocolo.

    O que podemos definir como visão sistêmica?
    A:Olhar a empresa como um todo e do mesmo modo integrada

    O termo "nível de serviço" define-se geralmente em três níveis, quais são?
    D:Melhor esforço, serviço diferenciado, serviço garantido

    As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de:
    D:Aumentar o valor das organizações.

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  80. As transações eletrônicas na Internet precisam de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações. Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

    I. Criptografia assimétrica é um método em que é utilizado um par de chaves: uma pública e uma privada.

    II. Certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente que permite associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública.

    III. Assinatura digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratado como análogo à assinatura física em papel.

    IV. VPN (Virtual Private Network) é um dispositivo de uma rede de computadores por meio do qual se aplica uma política de segurança a determinado ponto da rede.

    É correto apenas o que se afirma em:

    I, II e III.

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  81. Objetivo da SPICE/ISO 15504

    Determinar a capacidade dos processos de uma empresa e orientar a empresa para uma melhoria contínua de seus processos

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  82. EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA __ VARA MISTA DA COMARCA DE CIDADE/UF.

    NOME DO CLIENTE, já devidamente qualificado nos autos da presente ação, vem, por meio de seu advogado que a esta subscrevem, requerer habilitação do advogado NOME DO ADVOGADO (A), inscrito nos quadros da OAB/UF sob o nº xx.xxx, nos autos da presente ação, conforme procuração em anexo.

    Ainda, na oportunidade, requer que todos os atos e publicações alusivos ao feito sejam também realizados em nome do supracitado patrono, sob pena de nulidade.

    Nestes termos,

    pede-se deferimento,

    Cidade/UF, dia de mês de ano.

    NOME DO ADVOGADO (A)

    OAB/UF xx.xxx

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  83. páscoa
    natal
    ano novo

    Chines (simplificado)
    páscoa = 复活节
    natal = 圣诞
    ano novo = 新年


    Chinês (tradicional)
    páscoa = 復活節
    natal = 聖誕
    ano novo = 新年


    Coreano

    páscoa = 부활절
    natal = 크리스마스
    ano novo = 새해

    Filipino (tagalo)
    páscoa = Pasko ng Pagkabuhay
    natal = Pasko
    ano novo = bagong Taon

    Russo
    páscoa = Пасха
    natal = Рождество
    ano novo = новый год

    Espanhol
    páscoa = Pascua de Resurrección
    natal = Navidad
    ano novo = año Nuevo

    Francês
    páscoa = Pâque
    natal = Noël
    ano novo = nouvel An

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  84. Estereótipo comunista

    apoia Cuba e a china comunista, mas esquececem que 100 milhões de chineses morreram de fome e 100 mil cubanos foram mortos e desaparecidos incluindo os que tentaram fugir da ilha cubana.

    ignora que a rússia comunista matou millhões de russos pela fome e pela ditadura.

    odeiam ditadores, mas apoia lenin, stalin, mao-tse tung e todos os ditadores comunistas.

    come capim dos governos comunistas e ficam de boa.

    A favor da bandidagem e do crime mas contra policiais corruptos, politicos corruptos, estupradores e pedófilos, sendo que estes também são bandidos e criminosos.

    pra eles todo mundo da direita é bolsonarista, mas se faz de vitima quando é xingado

    todo xingamento do petista termina com ista: maquinista, manobrista, caixista...

    adora o MST mas não acolhe pessoas nas suas grandes casas.

    não sabe defender o comunismo sem falar do bolsonaro.

    fala que ama o comunismo, mas passa férias nos EUA, e não em cuba, venezuela ou coréia do norte.

    quer o fim da policia, mas precisa dela pra tudo.

    políticos comunistas e de esquerda são contra o armamento civil, mas andam rodeado de seguranças armados.

    ataca as forças policiais em protesto com pedradas e armas, mas quando os polciais reagem para se defender fala que a polícia é opressora e racista.

    defende a palestina, mas esquece que as mulheres lá são oprimidas pelo islamismo e os israelistas só atacam para se defender dos radicais.

    chama israel de nazista, mas esquece que os judeus foram vítimas do holocausto nazista

    fala que são defensores de gays, mas apoia fidel castro, que odiava homossexuais e perseguia gays, lésbicas e transsexuais.

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  85. aí direitos humanos se eu já matei traficante é problema meu
    aí direitos humanos se eu já matei latrocida é problema meu
    aí direitos humanos se eu já matei ladrão é problema meu
    num vem querer me julgar que cê num é Deus
    esquece as blazer, cellic
    os bandido assassino vai andar
    e desfilar nas cadeiras de roda da freedom
    porque gostava de zuar
    "esse polícia é um bosta"
    agora toma cinco tiro do bosta nas costa
    cada assalto que cês dá incentiva
    os polícia atirar e mandar bandido
    pra fisioterapia
    ou então pra retirar as balas de 9
    necrópsia de bandido
    a sociedade aplaude
    primeiro round subir na viatura
    descarregar na cara, o velório é só
    com a foto
    e no enterro vai ter flores e marmita de bandido
    vai aparecer na globo igual mocinho
    país de merda dá medalha de honra
    ao mérito ao bandido arrombado
    que manda mais inocente
    pro cemitério
    sabe por quê? porque quem morre nas
    mãos dos bandido não é o filho do macarrão
    nem os herdeiros do defensor de bandido
    é eu, é você, é nós,
    é os cidadãos de bem
    tá na hora de viúva de
    bandido acender vela
    ra tá tá tá trilogia pra fazer jorrar
    sangue de bandido na pista
    vê várias cabeça voar
    pra espalhar miolo de barrabás
    pelo taticão tático justiceiro parte 3
    aniquilação
    ra tá tá tá trilogia pra fazer jorrar
    sangue de bandido na pista
    vê várias cabeça voar
    pra espalhar miolo de barrabás
    pelo taticão, tático justiceiro parte 3
    aniquilação
    e a sociedade se assusta com os tiroteio
    as armas que matava pobre agora
    rasga bandido no meio
    e manchas de vermelho dos latrocidas malditos
    quem planta roubo hoje colhe bala amanhã
    que é pros sequestrador entender como a sociedade sofre
    um tempo atrás o mar de sangue
    só boiava corpo de pobre
    agora vai boiar corpo de ladrão de arma bege
    que cria de concerto de terror que o
    demonio rege
    que transforma policia em serial killer, que adora fazer
    os direitos humanos
    beijar a lona dos ringue
    que deixa entupetado o cano pra matar latrocida
    a na perícia bandido cheio de estanho alojado
    o monstro que vocês criaram
    feito com as arma que Israel fabrica
    Aqui nós usa pra assustar bandido
    que fica impressioando com tanto de bala
    a noite inteira no IML pra contar
    os furo dos "parça" que mostra na TV
    pro povo chocar
    bandido tudo é sangue bom
    só se for de derramar
    ratatata trilogia pra fazer jorrar
    sangue de bandido na pista
    vê as cabeça voar
    pra espalhar miolo
    de barrabás pelo taticão
    tático justiceiro parte 3 aniquilação
    ratatata trilogia pra fazer jorrar
    sangue de bandido na pista
    vê as cabeça voar
    pra espalhar miolo
    de barrabás pelo taticão
    tático justiceiro parte 3 aniquilação
    fala pro assaltado pra matar
    pra vítima jogar bandido do sexto andar
    pra espatifar miolo de bandido no asfalto
    cranio, massa encefálica, arma
    sangue tudo misturado
    ai levanta mano apaga bandido de luto
    hino nacional tocando e as mãe de
    bandido vestindo o defunto
    porque o sistema cria agora
    tem sangue na pista
    polícia é pele, carne, osso, ódio
    pra matar bandido
    pensando que tá mamãeo, os polícia é bobo
    cuspindo sangue da boca eu quero ver
    você acionar reforço dos manos
    pede socorro que o barato tá louco
    um oitão canela seca na sua
    cinta de decreta morto
    porque os polícia corre pra se organizar
    munição comprada lá no paraguai
    faz bandido agonizar
    faz a sociedade se alrma entrar
    em danger chama marcola, beira-mar
    nem seu comparsa vai vim te salvar
    naõ adianta pedir socorro
    bandido bom é bandido morto
    ratatata trilogia pra fazer jorrar
    sangue de bandido na pista
    vê as cabeça voar
    pra espalhar miolo
    de barrabás pelo taticão
    tático justiceiro parte 3 aniquilação
    ratatata trilogia pra fazer jorrar
    sangue de bandido na pista
    vê as cabeça voar
    pra espalhar miolo
    de barrabás pelo taticão
    tático justiceiro parte 3 aniquilação
    Rátátátá, plá plá, plá, Rátátátá, plá plá, plá
    Rátátátá, plá plá, plá
    bandido é tudo sangue bom...
    só se for de derramar!!
    Rátátátá, plá plá, plá, Rátátátá, plá plá, plá
    Rátátátá, plá plá, plá
    bandido é tudo sangue bom...
    só se for de derramar!!

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  86. matar os matar os mata os mata os matar os bandido é a nossa meta fala pra nós quem é o poder mente justiceira coração bendito sou fruto de guerras e rebeliões comecei menor já espancando trombadinha hoje meu vício é matar bandido profissão perigo, especialista formado na faculdade justiceira armamento pesado ataque soviético esse é o bonde dos matador de bandidos porque quem manda qui é os cidadãos de bem fala pra nós quem é o poder fala pra nós quem é o poder se tu quer ouvir apologia eu te apresento nosso arsenal matador de assaltante, matador de sequestrador matador de ladrão de pix, matador de traficante especialista em combater o crime, formado na faculdade justiceira meu nome você quer saber pra denunciar pros vagabundo quer me rastrear é toma lá da cá bate de frente faz sua parte é nós que soma é nós que tá forma de expressão pra mim não interessa estamos embrazado na mesma missão matar os bandido é a nossa meta se tu quer ouvir apologia, eu te apresento nosso arsenal (ham), esse é o kit do bem fala pra nóis quem é o poder matar os bandido é a nossa meta fala pra nóis quem é o poder mente justiceira, coração bendito sou fruto de guerras e rebeliões comecei menor já espancando bandido hoje meu vício é matar bandido profissão perigo especialista, formado na faculdade justiceira armamento pesado, ataque soviético é que esse é o bonde do matador de bandidos porque quem manda aqui é os cidadãos de bem fala pra nóis quem é o poder fala pra nóis quem é o poder se tu quer ouvir apologia, eu te apresento nosso arsenal matador de assaltante, matador de sequestrador, matador de ladrão de pix, matador de traficante especialista em combater o crime, formado na faculdade justiceira meu nome você quer saber pra me denunciar pros vagabundo quer me rastrear e toma lá, da cá bate de frente, faz sua parte é nóis que soma é nóis que tá forma de expressão pra mim não interessa estamos embraçado na mesma missão matar os bandido é a nossa meta se tu quer ouvir apologia, eu te apresento nosso arsenal (ham), esse é o kit do bem se tentar bandido sai furado

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  87. é uma guerra onde

    só sobrevive quem atira

    quem mata assaltante

    e latrocida

    infelizmente os direitos humanos

    não resolve. o bandido só me respeita

    com um revolver aí

    o latrocida ajoelha o traficante chora

    pra não sentir o calibre da pistola

    se eu quero andar tranquilo pelas

    ruas bandido tem que sangrar

    vou enquadrar um bandido

    e atirar pra matar

    vou matar seu comparsa

    e ficar bem louco

    matar um suspeito

    no caixa eletronico

    a minha opiniao só adianta

    se eu tiver um bandido

    com meu cano na garganta

    e não tem argumento pra negociar

    liberta o ladrão vamo conversar

    vai se ferrar é hora de me vingar

    os latrocínios virou ódio

    e o ladrão tem que chorar

    não queria bandido morto

    nem mãe de bandido chorando

    nem ladrão torturado por justiceiro

    não queria um traficante sendo morto

    e esfaqueando bandido no pescoço

    mas 357 é o que o Brasil me dá

    sem segurança quando

    um bandido passar

    devolve meu celular cuzão

    e devolve meu dinheiro e meu cartão

    agiliza, não grita

    não tem direitos humanos

    nem milagre, esquece o defensor

    de bandidos, é só uma marmita

    chorando pelo bandido

    é o bandido vs a polícia

    sem os direitos humanos

    se for pra ser vítima de bandidos

    eu prefiro um bandido morto

    do que um inocente

    também seu lixo

    não é comigo morô?

    não vem me assaltar se não tá morto

    essa é a lei daqui, a lei dos cidadãos

    de bem

    isso aqui é uma guerra

    não chora bandido que eu

    não tenho dó, devolve a

    bolsa na moral não resiste o B.O

    Aqui é outro Brasileiro transformado

    em cidadão de bem. semi-analfabeto,

    armado e perigoso

    querendo minha corrente de volta

    atacando seu pulso, atacando

    seu bolso, pronto pra atirar e pronto

    pra matar

    vai se foder

    não peça ajuda pro PT

    mata o tal do bandido

    como o Brasil quer ver

    esfrega na cara

    seu senso de justiça

    exige seus direitos

    com o sangue do ladrão

    de galinhas

    é a lei da natureza

    quem se sente ameaçado mata

    na selva é um animal

    na rua é um ladrão

    inconsequente, insano, doente

    o Brasil me estimula a atirar

    no ladrão de corrente

    Aqui não é novela

    não tem amor na tela

    a cena é triste

    é solidão na cela

    nem bandido pega boi

    deita trombadinha

    abre o cativeiro sequestrador

    liberta a vítima

    Tem M10 de alvará pra liberdade

    Seu oitão é uma piada,

    bandido covarde

    Cala a boca e aplaude o resgate é

    cala a boca e aplaude

    ladrão quem te protege

    do oitão na cabeça

    só comparsa no chão do DP

    sem defesa

    rezando pro polícia ter pena

    que pena seu comparsa

    pede socorro nessa cena

    quer trombadinha indo pra rua

    e não voltando morto

    então meta a mão no bolso

    e devolva os meus bens seu corno

    ou veja seu filho bandido agonizando

    até morrer porque alguém precisava

    se proteger

    isso aqui é uma guerra

    isso aqui é uma guerra

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  88. 1229 pessoas morreram por latrocínio no brasil em 2022, cadê os direitos humanos nessa hora?

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